A direcção daquela autarquia pretende desta forma fazer face aos focos de lixo que despontam em vários pontos da cidade, com maior incidência nos mercados.
Actualmente, os privados garantem a limpeza em 19 bairros municipais, enquanto o Conselho Municipal abrange 23.
No âmbito do reforço em meios de limpeza, foram ontem apresentados aos munícipes dois camiões basculantes, um tractor e uma buldozer.
O Presidente interino do Município da Matola, António Matlhava, explicou que o objectivo final é melhorar a limpeza e garantir a saúde e bem-estar da população.
Indicou que o equipamento será afecto exclusivamente para eliminar montes de lixo que têm surgido nos bairros, pois a recolha porta-a-porta vai prosseguir normalmente.
“Estamos encorajados que daqui a uns meses a situação de limpeza da nossa cidade vai melhorar. Neste momento, ainda não temos capacidade para a compra de novo equipamento, por isso optamos por contratar privados para reforçar a nossa capacidade interna”, sublinhou.
O contrato celebrado vai vigorar durante seis meses, devendo o Conselho Municipal desembolsar um valor estimado em nove milhões de meticais.
António Matlhava disse que para além da limpeza, o novo equipamento será direccionado para os trabalhos de terraplanagem de algumas vias, como são os casos da estrada que liga os bairros T3 – Boquisso e Nkobe – Matlhemele.
Noticias