Sociedade Saúde Para o serviço nacional: Necessários 45 mil profissionais da Saúde

Para o serviço nacional: Necessários 45 mil profissionais da Saúde

Segundo Martinho Djedje, director nacional de Recursos Humanos no Ministério de Saúde (MISAU), actualmente o sector opera com apenas 23 mil profissionais da Saúde, continuando com um défice de 22 mil técnicos.

Djedje, que falava ontem em Maputo, na cerimónia de graduação de 188 técnicos médios pelo Instituto de Ciências de Saúde de Maputo (ICSM), referiu que aquele número poderá ser atingido nos próximos tempos considerando que anualmente o país forma 2500 profissionais.

Explicou ainda que estes técnicos são distribuídos pelas diferentes regiões do país, dependendo das necessidades de cada província, distrito ou posto administrativo onde estão a ser construídas novas unidades sanitárias.

“Ainda não atingimos o número necessário de funcionários do sector da Saúde uma vez que a rede sanitária nacional está a crescer com a edificação de novas unidades sanitárias para fazer face à procura dos serviços de Saúde”, afirmou Djedje.

Por seu turno, o director do ICSM, Inácio Mondlane, disse que os 188 graduados fizeram sete cursos diferentes, destes 101 são do sexo feminino e 87 masculinos e durante o processo de formação 22 desistiram.

Recomendado para si:  Índia entrega a Moçambique mais de duas toneladas de medicamentos

Mondlane referiu que esta graduação foi possível graças à contribuição do MISAU, em particular a Direcção dos Recursos Humanos para a área de formação, e colaboração de professores e trabalhadores do ICSM.

Dirigindo-se aos recém-graduados, Inácio Mondlane disse que “depositamos toda a confiança em vós porque assim demonstraram ao longo da vossa formação, em todos locais por onde estiveram a fazer estágio que a vida é um bem precioso, daí que merecem nossa confiança”.

Falando no decurso da cerimónia, Mondlane elogiou a forma didáctica e pedagógica como os professores têm estado a transmitir conhecimentos aos alunos, e sobretudo a maneira como têm sido ultrapassadas as dificuldades ao longo do trabalho, garantindo sempre a transmissão de valores morais e amor à pátria.

RM