Politica MISAU suspende pós-graduação nos hospitais públicos

MISAU suspende pós-graduação nos hospitais públicos

Uma nota do Ministério da Saúde, datada de 5 de Junho e que foi assinada por Manguele, refere que a suspensão deriva da falta de recursos humanos, materiais e financeiros, o que afecta a qualidade da referida formação.

A nota, apresentada à imprensa na última sexta-feira pelo director nacional de Saúde Pública, Mouzinho Saide, refere igualmente que a falta destes meios reflecte-se na impossibilidade objectiva de desenvolver actividades na área de pós-graduação.

De acordo com Mouzinho Saide, os médicos que estavam a beneficiar desta formação deverão ser afectos nas unidades sanitárias do Serviço Nacional de Saúde, que não estão a funcionar com normalidade supostamente devido à greve dos profissionais da saúde.

“Neste momento não existem condições efectivas para se manter a formação em pós-graduação porque nos hospitais onde decorre não há condições humanas e nem materiais para o seu prosseguimento”, disse Saide.

Acrescentou que só ao nível do Hospital Central de Maputo, por exemplo, pelo menos 150 pós-graduados têm se juntado à greve dos profissionais da saúde, faltando às suas actividades entre as quais a formação.

“Também temos médicos especialistas que ministram a formação que não comparecem aos seus postos por terem aderido à greve dos profissionais da saúde, por isso não temos como prosseguir”, reiterou.

 MISAU suspende pós-graduação nos hospitais públicos

No entanto, o Bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM), Aurélio Zilhão disse também ter tomado conhecimento do assunto na passada sexta-feira, daí não ser oportuno apresentar algum parecer sobre o caso.

“Vamos nos inteirar mais sobre o assunto e darmos o nosso parecer. Tivemos conhecimento da suspensão na sexta-feira e precisamos consultar a legislação sobre a matéria para apresentarmos a nossa posição como Ordem”, afirmou Zilhão.

Entretanto o porta-voz da Associação Médica de Moçambique (AMM), Paulo Samo Gudo, escusou-se a comentar sobre o assunto, alegadamente por aquela agremiação não ter sido comunicada sobre a referida suspensão.

“Sabemos que a formação em pós-graduação é tutelada pela Ordem dos Médicos daí que não podemos comentar sobre o assunto. Mas também não fomos informados por isso, para nós a formação ainda continua”, referiu Samo Gudo.

Noticias