Politica Macamo quer incremento da cooperação parlamentar Moçambique-Portugal

Macamo quer incremento da cooperação parlamentar Moçambique-Portugal

A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, mostrou-se ontem esperançada em ver as relações parlamentares entre Moçambique e Portugal cada vez mais sólidas e que produzam mais frutos.

Falando, em Maputo, durante uma audiência que concedeu ao novo Embaixador de Portugal em Moçambique, José Augusto Duarte, a Presidente da AR pediu ao diplomata luso para que contribua pessoalmente para o fortalecimento das relações de cooperação existentes entre os dois países, e, em particular, as parlamentares.

Por seu turno, José Duarte, depois de agradecer a hospitalidade dos moçambicanos, prometeu que fará tudo que estiver ao seu alcance para que as relações entre os dois países e povos sejam cada vez mais fortes.

Para o diplomata, as relações de amizade e cooperação existentes entre o seu país e Moçambique são sólidas e estão viradas para o futuro.

Quanto à cooperação parlamentar, o diplomata garantiu à Presidente da AR que está totalmente aberto para tudo que o Parlamento moçambicano considerar ser útil para si.

A cooperação interparlamentar Moçambique – Portugal foi oficializada a 17 de Outubro de 1996, em Lisboa, com a assinatura do Protocolo de Cooperação Interparlamentar entre ambas as partes, cuja duração era de quatro anos renováveis automaticamente. Este Protocolo foi renovado a 16 de Novembro de 2007, em Maputo.

Recomendado para si:  Moçambique lança revisão da política e lei do ambiente

O novo memorando de cooperação parlamentar tem como principais enfoques a organização de encontros entre os dois órgãos para a troca de experiências sobre assuntos comuns; realização de visitas de estudo recíprocas de delegações parlamentares; e estimulação da constituição de grupos parlamentares.

À luz deste Protocolo foi assinado o Programa de Actividades Bienal entre as duas Administrações Parlamentares, para o período 2008-2010, com enfoque às áreas do Processo Legislativo, Informática, Administração, Finanças e Documentação Parlamentar.

Notícias