Trata-se dos embaixadores de Portugal, José de Jesus Duarte, Polónia, Anna Raduchowska-Brochwiez, Irão Mohammad Faraji e da Tailândia Nonrisi Buranasiri.
Foram igualmente credenciados pelo Chefe de Estado, os embaixadores do Qatar Salem al-Jaber e o Alto Comissário de Bangladesh, Touhid Hossain, além do embaixador da Bielorrusia, Andrei Molchan.
Segundo o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Herinques Banze, que falava a jornalistas momentos depois do fim da cerimónia, a acreditação de um número significante de embaixadores, mostra a actividade que o país tem levado na arena internacional e o reforço da cooperação bilateral entre Moçambique e os outros países.
Segundo ele, muitos países representados por estes diplomatas tem relações fortes com Moçambique e outros ainda numa fase de consolidação.
A título de exemplo, Banze destacou a Biolorrussia, que antes estava integrada no antigo bloco soviético e que ontem oficializou a sua embaixada em Moçambique.
Um dado comum, segundo Banze, é que todos os países manifestaram interesse em cooperar na área económica e empresarial.
“A titulo elucidativo, três paises vão trazer missões empresariais nos próximos dias. Falo concretamente o Bangladesh, a Bielorrusia e a Tailândia”, disse Henriques Banze, acrescentando que isto mostra a vitalidade e a confiança que o país tem em relação `a comunidade internacional.
Referir que no programa a que a nossa fonte teve acesso, previa-se igualmente a acreditação do embaixador da Venezuela, o não veio a acontecer devido questões de ordem meramente administrativa, segundo referiu Henriques Banze.
Jornal Noticias