O novo dirigente da ilha, Dinis José Titosse, foi apresentado aos ilhéus de diferentes bairros num comício popular que contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Maputo (CMM), David Simango, e outros responsáveis da edilidade.
Na ocasião, David Simango disse que o novo timoneiro devia dar continuidade ao trabalho levado a cabo pelo vereador cessante, Sarmento Saul, cumprindo com todo o plano de actividades traçado para KaNyaka e perspectivar as acções a serem desenvolvidas no próximo ano.
“Neste sentido, não prevemos uma quebra em termos de actividades, quando muito a consolidação e até crescimento do trabalho anterior. Os trabalhos deverão girar em torno da implementação do plano parcial de urbanização do distrito, processo que deve arrancar dentro em breve”, disse Simango.
Durante a execução do plano, a prioridade deve ser a resolução dos problemas da população, tal como o enquadramento e regularização dos seus espaços, delimitação das áreas de cultivo, turismo e fixação das diversas infra-estruturas.
“Toda a ilha, num total de três bairros, deverá ser abrangida pelo plano. Temos pouco mais de cinco mil pessoas que aqui residem sem uma relação formal com a terra, e queremos fazer um processo de regularização massiva para enquadrar os residentes, para depois atender às iniciativas de desenvolvimento económico”, acrescentou David Simango.
O dirigente empossado disse estar ciente das dificuldades que o esperam e dos problemas que terá de resolver para que o dia-a-dia da comunidade local possa melhorar. O progresso nas vias de acesso, o controlo da actividade turística e a mudança de vida das populações constituem prioridade para Dinis Titosse.
“Eu entendo os problemas que o distrito tem como desafios que temos de enfrentar, e alguns deles já estão em fase avançada de execução. Falo da rede de energia eléctrica, do ensino primário e secundário e água potável, e tudo o que pensamos que vamos resolver integralmente”, explicou Titosse à população.
Sarmento Saul deixa o cargo de vereador de KaNyaka e regressa à Assembleia Municipal de Maputo com o sentimento de missão cumprida, segundo garantiu na sua última intervenção, no comício do bairro Hobjana.
“Tenho de reconhecer o esforço e apoio que recebi durante a minha permanência na gestão da vereação e, se souber capitalizar os conhecimentos que adquiri, vou poder usar nas fases subsequentes da minha vida”, louvou Sarmento.
Jornal Noticias















