A REDE escolar no distrito de Moma, província de Nampula, vai crescer em qualidade, mercê do envolvimento da comunidade local no fabrico voluntario de tijolo queimado.
Moma conta neste momento com uma rede escolar composta por 142 estabelecimentos e, daquele total, 114 foram construídos à base de material precário, de acordo com Deolinda Mussequesse, directora do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia.
O plano do sector da educação naquele distrito prevê a construção de 12 unidades por ano, com base em material convencional, sendo que ideia é que estas novas salas acolham as turmas do ensino primário do primeiro grau.
“Queremos estimular as crianças desde cedo a gostarem do ensino e a base reside na criação de condições exigidas para que o processo de ensino e aprendizagem decorra num ambiente saudável”- acrescentou a entrevistada.
A fonte assegurou a disponibilidade de fundos por parte do governo de Moma, para financiar a construção de vinte novas salas de aulas, sendo cinco em cada quatro escolas já identificadas, apontadas como sendo as mais necessitadas, dado o número considerável de alunos matriculados no presente ano lectivo.
O empreiteiro identificado já se encontra no terreno em processo de mobilização de parte dos materiais para a empreitada.
Para o atraso na construção de salas de aula com material convencional naquele distrito costeiro, concorrem vários factores com enfoque para o défice do orçamento de investimento em relação às necessidades. O ritmo de novos ingressos é um dos maiores na província de Nampula, influenciado pelo alto nível de natalidade naquele que é o distrito mais populoso da província, com cerca de 355 mil habitantes.
A nossa entrevistada disse que os benefícios ao nível do seu sector devem ser repartidos por todos níveis de ensino. Com base nessa visão, o governo de Moma vai usar parte do orçamento de investimento para adquirir carteiras visando completar o processo de apetrechamento dos estabelecimentos escolares que leccionam o ensino secundário geral naquela parcela de Nampula.
De acordo com o senso que é efectuado no princípio do mês de Março para verificar a situação geral das escolas na província, o distrito de Moma matriculou para o corrente ano lectivo, um total de 66.749 alunos, distribuídos por 876 turmas, sendo 689 do EP1, 111 do EP2 e as restantes 76 no nível secundário geral. Daquele universo de alunos inscritos, 28.526 são do sexo feminino.
Jornal Notícias