Sociedade Saúde Greve de Médicos e Agentes de Saúde – Diálogo sem avanços

Greve de Médicos e Agentes de Saúde – Diálogo sem avanços

Segundo a porta-voz do MISAU, Francelina Romão, ontem voltaram a não ser discutidos os pontos que constam da agenda porque, ao invés da equipa habitual, a AMM enviou para o local do diálogo, membros que não fazem parte da direcção daquela associação.

“A Associação Médica não se fez representar pelos membros da direcção com quem começamos as negociações ora em curso, mesmo assim recebemos a equipa e esclarecemos que só poderíamos continuar a dialogar com as estruturas máximas”, disse Romão.

A fonte referiu ainda que é por causa desta questão que ontem também não foi dado nenhum passo com vista à paralisação da greve dos médicos, que já vai no seu décimo primeiro dia.

Greve de Médicos e Agentes de Saúde - Diálogo sem avanços

“A nossa equipa é liderada pelo Secretário Permanente do MISAU e é composta por directores nacionais dos ministérios da Saúde, Justiça, Finanças e Função Pública daí não encontrarmos razões para a actual reivindicação”, disse Romão.

Sobre os pontos de agenda do diálogo, Francelina Romão afirmou que até então estão a ser discutidos os métodos de contacto permanente entre as partes para que, no futuro, não ocorram situações do género em que os médicos paralisam as suas actividades.

Recomendado para si:  Índia entrega a Moçambique mais de duas toneladas de medicamentos

Acrescentou que apesar disso, aquele órgão continua a manter a ideia do diálogo como o único caminho para solucionar as preocupações da classe médica e de todos os profissionais de saúde.

Sobre este último grupo, a fonte revelou que foi já desenhado o estatuto dos profissionais de saúde que já foi, igualmente, debatido nalgumas províncias do país e, em breve, deverá dar entrada no Conselho de Ministros para efeitos de aprovação e envio à Assembleia da República.

Jornal Noticias