Neste contexto, segundo um comunicado de Imprensa do Grupo Tsogo Sun citado pela AIM, serão investidos 30 milhões de dólares norte-americanos na expansão do seu hotel em Moçambique, o Southern Sun de Maputo.
Este investimento envolve a completa remodelação do actual hotel com 158 quartos, incluindo os quartos e as áreas públicas, bem como o aumento da área do restaurante e a construção de um edifício complementar com mais 110 quartos e novas áreas para a realização de conferências e reuniões.
“A expansão irá beneficiar da vantajosa e única localização do hotel, que se estende ao longo de uma zona frontal da praia na Avenida da Marginal”, indica o comunicado, vincando que se trata de projectos interessantes.
No caso de Moçambique, segundo o director executivo do Grupo Tsogo Sun, Marcel Von Aulock, a realização deste investimento justifica-se pelo facto do Southern Sun de Maputo estar a ter um bom desempenho e pela tendência crescente da economia do país.
A economia moçambicana tem apresentado sinais encorajadores de crescimento nos últimos anos e a Tsogo Sun tem beneficiado de um forte desempenho comercial do Hotel Southern Sun de Maputo. O grupo tem vindo a planear a algum tempo a utilização do seu terreno adjacente ao actual hotel, e acredita que este interessante programa de expansão irá fortalecer o Southern Sun de Maputo como uma escolha hoteleira preferencial e de referência na cidade”, argumentou Von Aulock, citado no comunicado.
Por sua vez, o projecto na Nigéria envolve a aquisição de cerca de 75 por cento das acções da empresa Ikoyi Limited, o grupo empresarial da Southern Sun Ikoyi Hotel, na cidade de Lagos, Nigéria.
Este hotel tem sido gerido pelo grupo em nome dos seus investidores originais, desde a sua abertura em 2009. O Grupo Tsogo Sun tenciona efectuar agora na Nigéria um investimento, incluindo o financiamento do empréstimo, de aproximadamente 70 milhões de dólares norte-americanos.
“A aquisição está sujeita a diversas condições precedentes, incluindo aprovações regulatórias. Os accionistas serão notificados uma vez que os procedimentos legais tenham sido cumpridos. A aquisição não é uma transacção categorizada nos termos da listagem de requisitos da Bolsa de Valores de Joanesburgo (JSE Limited)”, explica a nota.
O Grupo Tsogo Sun opera em sete países africanos, incluindo a África do Sul, Moçambique, Zâmbia, Tanzânia, Quénia, Nigéria e Seychelles.
Noticias