Politica Governo deve aperfeiçoar mecanismos de diálogo – diz Alberto Vaquina na AR

Governo deve aperfeiçoar mecanismos de diálogo – diz Alberto Vaquina na AR

Falando no Parlamento, Vaquina referiu que tais reivindicações alertam ainda ao Executivo para a necessidade de se promover um diálogo cada vez mais eficaz entre os trabalhadores, as populações e empresas e vice-versa.

“Foram as nossas políticas de desenvolvimento que atraíram os investimentos em curso. Para além de que a capacidade reivindicativa é uma consequência directa do aumento do nível de alfabetização das populações e das garantias de exercício da liberdade de expressão, nos termos da lei vigente”, explicou.

Observou que o Governo não tem medo do desenvolvimento, nem dos seus impactos. “Olhamos para eles como um desafio a vencer. E venceremos!”, garantiu.

Alberto Vaquina respondia, assim, as questões colocadas, particularmente pela bancada da Renamo, sobre a alegada exclusão social dos moçambicanos, sobretudo no que respeita à distribuição desigual de riqueza, o que tem estado a resultar em manifestações e outro tipo de reivindicações, maioritariamente protagonizadas por populações retiradas das zonas potencialmente ricas em hidrocarbonetos, carvão, entre outros recursos.

Destacou também a necessidade de se preservar a paz e estabilidade, elementos que considerou de essenciais para o desenvolvimento económico e social do país.

Referiu que, contrariamente ao que alguns parlamentares da oposição afirmam, o Executivo tem um plano e uma meta a atingir e não está desnorteado. “Quem governa com politicas, estratégias e planos, sabe para onde vai, pelo que não fica desnorteado. Este Governo e o povo moçambicano têm destino que é alcançarmos o dia em que todas as crianças terão comida, vestuário, calçado, educação, vacinação completa, cuidados de saúde adequados e cada vez mais próximos do cidadão”, sublinhou.

Governo deve aperfeiçoar mecanismos de diálogo – diz Alberto Vaquina na AR

Antes da intervenção do Primeiro-Ministro, deputados das três bancadas intervieram, tendo os parlamentares da Frelimo se mostrado satisfeitos com a qualidade das respostas dadas pelos membros do Conselho de Ministros. Entretanto, as duas bancadas da oposição, nomeadamente Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) defenderam que as respostas do Executivo não foram convincentes.

Na quinta e sexta-feira o Governo, encabeçado pelo Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, interagiu com os deputados da Assembleia da República, na habitual sessão de perguntas ao Governo. Neste sétimo encontro do género, da presente legislatura, as três bancadas levantaram questões sobre o transporte de passageiros nos centros urbanos, comercialização agrícola, reabilitação da linha férrea de Sena, actuais condições de assistência aos cidadãos nos sectores da Saúde e Educação, exercício da actividade política no país, com destaque para os partidos da oposição, situação de segurança alimentar, entre outros assuntos da vida nacional.

A este rol de questões, os ministros explicaram que acções têm estado a ser desenvolvidas para se colmatar as dificuldades que cada sector enfrenta, sublinhando os feitos, particularmente na área da agricultura, onde está-se a incentivar a construção de silos para o armazenamento de excedentes agrícolas e sua posterior comercialização; reabilitação de vias de acesso rodoviárias e ferroviárias, para garantir cada vez maior transporte de pessoas e bens; criação de condições de cada vez maior acesso da população para os cuidados de saúde, incluindo aos medicamentos; introdução de uma cada vez maior fiscalização para os sectores de exploração de recursos naturais, com destaque para o corte e exploração de madeira, entre outras.