O GTO agendou para assinalar a efeméride um “road show” com actores da sede e núcleos de outros pontos do país, nomeadamente dos distritos de Chibuto, Bilene, Namaacha, Inharrime e Jangamo. A caravana artística incluirá ainda a actuação de artistas de outras modalidades, tais como a dança e a música bem como declamadores de poesia e humoristas.
O GTO também promove uma exposição intitulada “Ser Humano no Lixo”, resultado das oficinas de estética do oprimido realizadas o ano passado, eventos durante os quais inúmeras obras de arte, cenografia, adereços e utensílios vários foram produzidos pelos participantes com recurso a material reciclado e/ou reaproveitado.
Esta celebração marcará também a abertura oficial das actividades 2013 do GTO-Maputo e de todos grupos teatrais associados a RETEC – Rede Moçambicana de Teatro Comunitário.
Entretanto, na música, na cidade da Matola actua a cantora Sizaquel Matchombe, que será acompanhada pela Banda Real. Dona de uma das mais apreciadas vozes da música ligeira moçambicana feita por uma geração intermediária de artistas, a autora de êxitos como “Tivhoneleni” e “Nikazalile” irá nesta primeira aparição pública a solo (tem estado a actuar na banda de Stewart) dar o seu melhor aos fãs.
No que diz respeito à literatura, “O Tchova da Juju”, uma biblioteca móvel infantil destinada a promover o acesso ao livro e a reforçar a ligação entre as escolas e as comunidades, escala a partir das 9.00 horas de hoje o bairro da Costa do Sol. Sob o lema “Brincar e Aprender”, o Tchova vai ser acolhido em ambiente de festa, num convívio comunitário que incluirá actividades de dinamização da leitura e nutrição reforçada para um grupo de crianças do bairro.