Politica Saber é o que se exige do estudante do ISPG – recapitula...

Saber é o que se exige do estudante do ISPG – recapitula Director-Geral

O facto aconteceu na abertura solene do presente ano lectivo, uma cerimónia bastante concorrida que teve como orador principal Rosário Fernandes, Presidente da Autoridade Tributária, que proferiu na ocasião a oração de sapiência.

Como tem sido tradição no Instituto Superior Politécnico de Gaza sempre que inicia um novo ano académico, foram mais uma vez premiados os melhores estudantes, estes que mais se revelaram ao longo da última temporada lectiva.

Trata-se, sem dúvidas, de uma iniciativa levada a cabo pela direcção daquela instituição de ensino, que tem estado a ser alvo de largos elogios, não só por parte da comunidade estudantil, como dos vários actores em Chókwè, por se considerar uma das maneiras de se transmitir o espírito de entrega e investigação aturada.

O sentimento de alegria por este feito era simplesmente indisfarçável no semblante das várias centenas de estudantes, operadores económicos locais e dos representantes da comunidade local, entre outros que tiveram a oportunidade de presenciar o acto.

A cerimónia aconteceu no novo campus universitário, depois de pouco mais de seis anos a trabalhar em instalações emprestadas pelo Instituto Médio de Chókwè.

Saber é o que se exige do estudante do ISPG - recapitula Director-Geral

Foram oito os vencedores do “ranking” do conhecimento, num estabelecimento de ensino frequentado por mais de 800 estudantes.

Recomendado para si:  CDD nega ter recebido fundos para denegrir Ministro da Agricultura

Os laureados, segundo as regras previamente definidas pelo ISPG, para além do aproveitamento pedagógico devem igualmente reunir outros requisitos, dentre os quais comportamento e postura irrepreensíveis.

São leccionados no Instituto Superior Politécnico de Gaza os cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural, Economia Agrária, Contabilidade e Auditoria, Engenharia Zootécnica e Florestal.

Segundo promessas feitas na ocasião por Hortênsio Comissal tendo em vista dar resposta às estratégias do Governo naquele sector, visando uma melhor adaptação às exigências do mercado, será introduzido em 2014 o curso de licenciatura em Engenharia de Aquacultura e Pescas.

Para o efeito, deverão ser mobilizados meios financeiros e materiais por forma a permitir que o ISPG possa estar dotado de mais laboratórios, salas de aula, meios circulantes para as deslocações dos docentes, técnicos, investigadores e estudantes às unidades práticas e de produção.

“É de sublinhar que há anos que o ISPG se vem arrastando com a problemática da falta de recursos financeiros adequados às suas especificidades. Esta situação inquieta-nos sobremaneira”, disse Comissal.