Maria Madeira justificou que o problema da falta de vagas nos estabelecimentos de ensino público na capital da província de Sofala deve-se à insuficiência de salas de aula para absorver graduados daquele nível.
Face a esta situação, a fonte explicou que algumas escolas primárias completas como são casos da EPC 25 de Setembro e Matadouro serão transformadas em escolas secundárias para acolher os ingressos da 8ªclasse cujo objectivo é de absorver maior número de ingresso daquele nível.
A fonte disse, por outro lado, que uma das medidas adoptadas pelo Ministério da Educação face à insuficiência de vagas nas escolas é a intensificação do Programa de Ensino Secundário à Distância.
A nossa entrevistada avançou ainda que a criação de turmas numerosas constituídas por mais de 85 alunos por cada turma, constitui uma das medidas adoptadas pela Direcção Provincial de Educação e Cultura naquela província, como forma de suprir a falta de vagas, sobretudo nas escolas secundárias da cidade da Beira, onde se regista a falta de vagas.
A província de Sofala dispõe de 52.670 vagas para os graduados da 5ª, 7ª e 10ª classe.