A formação tem a duração de três anos e os candidatos são admitidos com a 10ª classe. A formação está centrada no indivíduo que ao final do ciclo deve ter ganho habilidades não só para dar aulas, mas também para dominar todos conteúdos da primeira à sétima classe. Em tempos o Mined formou com base no modelo 6ª+1, 6ª+3, 7ª+3 e 10ª+1.
Para os professores em exercício, com ou sem formação psicopedagógica, segundo foi anunciado recentemente, em Montepuez, província de Cabo Delgado, pelo Ministro da Educação, Augusto Jone, vão prevalecer os cursos de formação e a capacitação no quadro da formação em exercício e contínua.
Contudo, exortou aos 111 recém-graduados do Instituto de Formação de Professores de Montepuez para a busca de respostas aos problemas do dia-a-dia, de modo a contribuírem para a melhoria da qualidade do ensino que a sociedade deseja, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação.
“A graduação de 111 professores do Ensino Primário representa uma contribuição bastante valiosa no processo de implementação do Plano Estratégico da Educação e, sobretudo, no cumprimento do programa quinquenal do Governo. Por isso, a expansão do acesso e a melhoria da qualidade de ensino continuarão a ser os nossos grandes desafios. Isto significa que teremos que continuar a formar mais professores, a construir mais escolas e mais salas de aula para podermos atender a cada vez mais crianças em resposta ao desafio da educação para todos” – explicou Jone.
Chamou ainda a atenção aos novos professores para se empenharem nas suas actividades, priorizando a criança, única razão da existência do professor.
“A escola se define como o centro de produção de conhecimento e local para o desenvolvimento da habilidades que se devem traduzir no saber, saber ser e saber fazer. Na escola, a criança deve aprender a identificar a sua própria cidadania, os símbolos da pátria, desenvolver o espírito patriótico inserida no processo da consolidação da unidade nacional. Estes valores devem ser ensinados pelo professor na sua missão e responsabilidade de professor e educador” – explicou.
Entretanto, o governador da província de Cabo Delgado, Eliseu Machava, desafiou os professores a dominarem novas tecnologias e a aprimorarem o conhecimento de modo a dar resposta a crescente descoberta de recursos naturais. Para ele, só com quadros qualificados é que o nosso país estará em condições de explorar melhor os recursos que tem.
Refira-se que esta foi a quarta graduação do Instituto de Formação de Professores de Montepuez. Com este grupo de 111 novos professores perfaz um efectivo de 4497 graduados desde a sua criação.