Sociedade Educação Nenhum aluno com idade abaixo de 15 anos estará no curso nocturno

Nenhum aluno com idade abaixo de 15 anos estará no curso nocturno

Leda Hugo
O Ministério da Educação garante que, no presente ano, nenhum aluno com idade abaixo de 15 anos, pelo menos dentro da capital do país, estará no curso nocturno, ao contrário do que aconteceu ano passado.

Lega Hugo, vice-ministra da educação e responsável pelo ensino secundário no país, assegurou, ontem, que nenhuma criança com idade inferior a 15 anos de idade estará a estudar de noite, no presente ano lectivo.

“Queremos garantir que todos os efectivos escolares previstos tenham colocação nas escolas e garantir que não haja nenhuma criança com idade abaixo dos 15 anos no curso  nocturno”, explicou a fonte, em conferência de imprensa para falar do ponto de situação das matrículas na capital do país.

Embora haja garantia das vagas no curso diurno, Lega Hugo deixa um alerta. Nem todos os alunos vão estudar nas escolas das suas preferências. Ou seja, as crianças de certos distritos com menos disponibilidade de vagas vão passar para onde há maior número. Por exemplo, “tivemos que levar muitas crianças dos distritos periféricos para Kampfumo porque é aqui onde temos maior número de vagas”.

As que vão sobrar do ensino presencial, o ministério da educação tem como alternativa o ensino à distância. Ou seja, as crianças que frequentam determinada classe do ensino secundário podem organizar-se em grupos de estudos e, uma vez por semana ou por mês, encontrar-se com um docente que faz a sua monitoria.