Milhares de automobilistas e de passageiros, cujos carros que lhes transportam tem de mergulhar em inúmeras possas de água, mostram-se agastados com a situação e apelam aos dois municípios para que agilizem as respostas.
Tanto do lado da Matola, como em Maputo há vias, que pelo seu actual estado, são apenas aconselháveis a camiões e ou viaturas com tracção, mas por, algumas vezes, serem as únicas disponíveis mesmo os automobilistas que circulam em carros pequenos acabam usando-as contra todos os riscos.
Dentre vários exemplos, pode apontar-se, na Matola, a ligação entre Malhampsene e Liberdade, Tchumene e a zona de Machava Km 15, bem como Matlemele e Khongolote até a Estada Nacional número um (EN1).
Do lado da cidade de Maputo, destaque vai para a Rua da Beira, que se encontra praticamente cortada há várias semanas na zona conhecida por Sitoe, em Hulene, e no Mercado de Mavalene, as avenidas de Angola, Dom Alexandre, toda ela de terra batida, bem como a via que parte do campo do Ferroviário das Mahotas e entra para o Albazine, roçando o Mercado de Laulane.