O Ministério da Educação (MINED) retomou este ano a contratação de professores com formação superior para o ensino secundário, depois de uma paralisação nos últimos anos devido à insuficiência de recursos.
Falando em entrevista à AIM, o porta-voz do MINED, Eurico Banze, disse que dos cerca de oito mil professores contratados este ano para leccionar nas escolas públicas moçambicanas, 1 200 têm formação superior.
“Este ano, retomámos a contratação de professores com formação superior depois duma paralisação nos últimos dois a três anos. (…) Com essa paralisação, o Ministério tinha de pagar muitas horas e muitos professores primários acabaram dando aulas no ensino secundário”.
Actualmente, o sistema nacional de ensino conta com 140 mil professores, dos quais apenas 20 mil estão no ensino secundário. Mesmo assim, a contratação de professores para o ensino secundário tem sido fraca devido à falta de recursos, uma vez que, segundo Banze, o pagamento dum professor com formação superior custa duas vezes ou mais comparativamente ao do ensino primário.
Com esta retomada paulatina de contratação de professores para o ensino secundário, o MINED pretende reduzir o rácio aluno/professor dos actuais 62 para 61 ou 60.