“Assistir a uma celebração matrimonial é sempre uma grande alegria, o que significa que a união a compreensão dos dois chegou ao ponto máximo, então as pessoas devem contrair o matrimónio. Daí que é sempre uma grande alegria e queremos, mais uma vez, desejar muitas felicidades a todos estes casais, e que as suas relações efectivamente se solidifiquem cada vez mais, dando desta forma exemplo a juventude em particular e à sociedade em geral”, disse Francisca Moluana.
Tratou-se da maior celebração matrimonial do ano prestes a findar e uma cerimónia carregada de muito simbolismo, pelo facto de serem aqueles parte dos representantes que nas suas comunidades devem constituir um espelho da forma mais correcta de se estar na sociedade, sendo o casamento uma importante acção para se atingir esse objectivo.
“Estou muito feliz. Vivo há mais de 30 anos com a minha mulher mas, infelizmente, sem condições para realizar uma festa desta envergadura para dignificar a formalização da nossa relação com esta dignidade. Isso apenas foi possível devido ao amor e respeito que a mamã Rita Muianga, nossa presidente do município, nutre pelos seus filhos. Bem hajam todos que se dignaram a fazer tudo isto por nós”, disse um dos nubentes visivelmente emocionado.
Para Gilda da Glória Massotxua, vereadora no Conselho Municipal de Xai-Xai, a realização daquele evento, foi o culminar de um trabalho que vinha sendo desenvolvido pela edilidade ao longo dos últimos dois anos e pretende-se que a iniciativa possa abranger outros responsáveis na edilidade da capital provincial de Gaza.
“Vamos envidar esforços para que mais casais que continuam a viver maritalmente, possam oficializar a sua relação, para além de outros responsáveis dos bairros e outros funcionários que ainda não oficializaram a sua relação”, disse Gilda da Glória.