Desporto Sul-africano e Etíope dominam “São Silvestre”

Sul-africano e Etíope dominam “São Silvestre”

ABDENICO3112.jpg

Em dia de sábado de muito sol e de um calor a fazer “estalar” a pele, o triunfo de Abdenico Machava não foi nada fácil. O corredor sul-africano teve até os últimos 300 metros a forte concorrência do campeão da edição anterior, o moçambicano Flávio Siholhe, que bem tentou revalidar o título, no entanto, à entrada para a Avenida Samora Machel, na recta derradeira da prova, começou-se a ressentir-se do esforço imprimido ao longo de quase 11 quilómetros, permitindo a fuga vitoriosa de Abdenico, que completou a distância de 11 quilómetros e 300 metros em 38,21,85 minutos, contra 39,14,42 de Siholhe.

À semelhança do sul-africano, a campeão em femininos, Marima Hashim, teve de usar toda a sua força para cortar a meta em primeiro com o tempo de 45,37,57 minutos, pois teve sempre ao longo da corrida a forte concorrência da atleta moçambicana Leonor Piúza, que estabeleceu a marca de 46,25,74 minutos.

Apesar de terem ficado em segundo, os dois fundistas moçambicanos podem-se gabar por terem vencido a concorrência de atletas estrangeiros, etíopes e sul-africanos. Silholhe cometeu mesmo a proeza de chegar à frente de Terefa Terefealemu, da Etiópia, um dos candidatos à conquistas da prova. Terefealemu teve de se conformar com o terceiro lugar ao estabelecer a marca de 40,11,15 minutos. Em quarto e quinto ficaram os moçambicanos Ponderai António e Wanda Williamo com os tempos de 40,44,15 e 40,49,06 minutos, respectivamente.

Leonor Píuza conseguiu vencer a oposição das sul-africanas While Mnisi, Tandi Siholhe e da suazi Hamini Montokozo.

Se no ano passado Moçambique conseguiu colocar dois atletas na primeira posição, Flávio Siholhe e Sina Mabjaia, desta vez teve de se conformar com a segunda, uma situação que já se esperava, dado o potencial dos atletas sul-africanos e dos etíopes, que pela primeira vez participaram na São Silvestre de Maputo.

Na categoria de populares, o vencedor foi Simon Chirindza, que fez o tempo de 49,23,18 minutos, seguido de Jacinto Mutonane e Elias Lourenço, premiados com um lugar no pódio.

Nos veteranos, o primeiro a cortar a meta foi o sul-africano Myoluon Dludlu, que fixou a marca de 50,18, 56 minutos.

Refira-se que nesta edição os primeiros cinco classificados de todas as categorias, designadamente federados, populares e veteranos, tiveram direito a prémios monetários, sendo que a maior fatia, 45 mil meticais, foi para os vencedores de federados masculinos e femininos. Assim, Abdenico Machava e Marima Hashim levaram esse montante para casa, enquanto Flávio Siholhe e Leonor Píuza, os melhores moçambicanos em acção, encaixaram cada um 30 mil meticais.

O vencedor de populares teve 20 mil e do veteranos oito mil.