Num gesto de tolerância política, a direcção da Assembleia da República decidiu, com apoio da maioria parlamentar da Frelimo, interromper os trabalhos da sessão plenária de 3 a 8 de Dezembro, como forma de não obstruir a realização do I Congresso daquele partido.
Porém, esta medida pode ter sido forçada pelo facto de a abertura desta sessão parlamentar, a VI nesta VII Legislatura, se ter condicionado à realização do X Congresso da Frelimo.
Assim, a Frelimo esteve reunida, na última sexta-feira, para preparar o seu posicionamento nas comissões especializadas, que deverão reunir-se esta semana.
`Fizemos o balanço da semana e organizamo-nos para dar nossa contribuição nas reuniões das comissões de trabalho, que se vão reunir, tendo em conta que esta semana não teremos sessão plenária devido à realização do Congresso de um dos partidos com bancada na Assembleia´, confirmou Galiza Matos Júnior, porta-voz da Frelimo.
Para compensar, na semana de 10 a 14 de Dezembro, a plenária volta com sessões, desta feita de segunda a sexta-feira, sem interrupção, duas das quais reservadas ao debate do Orçamento do Estado e Plano Económico e Social para o próximo ano.