Falando à nossa Reportagem, na Beira, o presidente da Comissão Política Provincial do partido, Chacandza Chiungano Mavunguire, disse que, para além de vencer o escrutínio nestas quatro autarquias, o PDD aposta também no aumento do número de membros nas assembleias locais, pois, actualmente, apenas possui um na cidade da Beira.
“Queremos entrar para o jogo político em 2013 fortificados a partir da base e, por isso, estamos balanceados nos preparativos para que não possamos mostrar fraquezas durante as eleições”, afirmou Mavunguire.
Como forma de potenciar ainda mais as suas estruturas locais, o Partido para a Democracia e Desenvolvimento, liderado por Raul Domingos, já levou a cabo diversas acções, entre as quais a capacitação dos seus quadros. Disse, por outro lado, que, não obstante as actividades, o partido tem sido muitas vezes alvo de alegadas ameaças e perseguições por alguns indivíduos que agem a mando das autoridades locais.
Apontou o exemplo do secretário do 10º bairro da vila-sede distrital de Nhamatanda, que retirou o mastro da bandeira alegadamente a mando do administrador local, Sérgio Moiane, acusação prontamente refutada pelo visado.
Mesmo assim, a Comissão Política do PDD considera que o nível do trabalho, até agora desenvolvido, em todas as autarquias e outros distritos é motivante dada a participação popular e o nível de propostas recebidas para o melhoramento do funcionamento do partido.
“Estamos orgulhosos por aquilo que está a acontecer em termos de acções no terreno e isso leva-nos a avançar que estamos no caminho certo para que nas eleições autárquicas do próximo ano tenhamos resultados encorajadores” – vaticinou Chacandza Mavunguire.
Para além das munici pais agendadas para 2013, o PDD espera igualmente acelerar o passo rumo às gerais aprazadas para 2014 aproveitando toda a preparação ora em curso.
Entretanto, o administrador de Nhamatanda, Sérgio Moiane, disse à nossa Reportagem que não constituía verdade que o Executivo que dirige instruiu pessoas para retirar a bandeira daquele partido.
“Não é verdade que tenhamos feito isso. Isso é para justificar o insucesso que o PDD está tendo no campo político aqui em Nhamatanda” – aclarou o administrador de Nhamatanda.