No seu discurso de abertura do encontro, Rebelo disse que a comunicação social deve consciencializar a população sobre a necessidade de defender as riquezas por forma a serem exploradas de forma responsável, respeitando a preservação do meio ambiente e permitindo o seu uso sustentável.
“A acção da comunicação social deverá, igualmente, se estender ao campo da promoção dos valores da democracia, da promoção da paz e estabilidade social, do progresso, permitindo que mais concidadãos nossos desenvolvam as suas actividades, criando assim mais oportunidades reais de vencer a luta contra a pobreza no nosso país”, disse a vice-Ministra.
Ribeiro indicou que a reunião do GABINFO constitui um momento oportuno para a preparação do processo de migração tecnológica do sistema analógico ao digital, que deverá ter lugar em 2015.
“Neste quadro, reiteramos a nossa esperança e a nossa convicção de que o governo continuará a empreender todos os esforços ao seu alcance de modo a tornar possível o processo da digitalização em Moçambique”, disse Manuela Rebelo.
Por seu turno, o director do GABINFO, Ezequiel Mavota, disse que a preocupação da sua instituição com a comunicação surge do reconhecimento natural do seu estatuto, enquanto instrumento imprescindível que estabelece a ponte entre os governantes e o povo.
Por isso mesmo, Mavota disse ser necessário mobilizar e reorganizar o sector em torno de uma agenda comum, para além da criação de mecanismos para o seu funcionamento, através de políticas apropriadas que tornem as instituições de comunicação social do sector público mais interventivas, mais acutilantes e cada vez mais comprometidas com o desenvolvimento sócio-económico do país, promoção da paz e estabilidade social a todos níveis.
O encontro juntou representantes de todas instituições subordinadas ou tuteladas pelo GABINFO, incluindo empresas estatais e públicas de comunicação social, como são os casos da Agência de Informação de Moçambique (AIM), Instituto de Comunicação Social (ICS), a Rádio Moçambique (RM) e a Televisão de Moçambique (TVM).