Desporto CAN-Interno: Mambas defrontam Seychelles no ENZ

CAN-Interno: Mambas defrontam Seychelles no ENZ

CAN-Interno: Mambas defrontam Seychelles no ENZ
Os “Mambas” defrontam domingo, a partir das 16:00 horas, no ENZ, em Maputo, as Seychelles, em partida da primeira “mão” da primeira eliminatória de apuramento ao CAN-Interno/África do Sul-2014.
Este é o primeiro jogo que a Selecção Nacional efectua após o descalabro de Marraquexe, pelo que as atenções estão centradas na resposta que os seleccionados de Gert Engels darão. O público que deve se fazer presente no Estádio Nacional do Zimpeto em bom número espera por uma vitória da equipa moçambicana sobre um adversário que não tem oferecido grande resistência.
Trata-se de um desafio que o combinado nacional está obrigado a ganhar. Aliás, um desfecho que não seja vantajoso seria mais um golpe duro nas pretensões dos “Mambas”, no que diz respeito à qualificação ao CAN-Interno.
É que após a eliminação do CAN/África do Sul-2013 e as probabilidades de apuramento para o Mundial-2014 serem praticamente remotas, Gert Engels e seus pupilos têm no CAN-Interno como o único balão de oxigénio, pois é a oportunidade que sobra para marcar presença numa fase final de uma competição africana.
A julgar por aquilo que foram os treinos ao longo da semana, ficou evidente que o técnico alemão quer resolver a eliminatória já em casa. Insistiu sempre na finalização, focalizando-se no ensaio de jogadas ofensivas. Ganhar é, por isso, a palavra de ordem, até porque Gert sabe que é preciso sacudir a pressão e se o fizesse com uma goleada seria ouro sobre azul. Curiosamente o ataque poderá ser entregue a Hélder Pelembe e Reginaldo, avançados que já fizeram dupla no Maxaquene.
A formação das Seychelles, que esta tarde faz o habitual treino de adaptação ao relvado do Zimpeto, não podia ser o melhor adversário para os “Mambas” se reconciliarem com os adeptos. A 194.ª posição que ocupa no “ranking” da FIFA com apenas 39 pontos é um indicador da fragilidade dos ilhéus.
Moçambique ocupa a 110.º lugar com 318 pontos.
Notáveis ausências na convocatória final 
Eestá confirmado, Telinho, Rúben e Manuelito I, que estavam em dúvida para o jogo de amanhã diante das Seychelles, não poderão dar o seu contributo em virtude de estarem lesionados. Este trio juntou-se a João Mazive e Sonito que já estavam descartados da “operação” Seychelles.
Sublinhe-se que os cinco jogadores estiveram envolvidos na final da Taça de Moçambique que colocou frente-a-frente a Liga Muçulmana e o Costa do Sol e esta partida terá lhes provocado mazelas físicas.
Miro é outro jogador que ficou de fora deste embate por estar a cumprir castigo disciplinar depois de visto cartão vermelho contra o Marrocos.
Na ausência destes é de assinalar algumas estreias na convocatória, casos de Reinildo e Mário, ambos do Ferroviário da Beira, Manucho do Ferroviário de Maputo, Dito do Costa do Sol e Acácio do Maxaquene. A dúvida neste momento é se um deles será chamado a integrar o onze inicial.
LISTA DOS 18 ESCOLHIDOS
Guarda-Redes: Pinto e Acácio
Defesas: Gabito, Zainadine Júnior, Chico, Sadique, Reinildo e Dito
Médios: Momed Hagi, Manuelito II, Kito, Lanito, Imo e Diogo
Avançados: Hélder Pelembe, Reginaldo, Mário e Manucho
Recomendado para si:  Cabo Delgado: Nova esquadra da PRM será construída em Metoro

Destaques da semana