Sociedade Meio Ambiente Redução de caudais de rios provoca escassez de peixe no centro de...

Redução de caudais de rios provoca escassez de peixe no centro de Moçambique

Redução de caudais de rios provoca escassez de peixe no centro de Moçambique

A redução dos caudais dos rios de Manica, centro de Moçambique, devido à escassez de chuva e acção do garimpo, está a provocar a falta de peixe, um dos principais alimentos da população, disse ontem fonte oficial.

António Mapure, secretário permanente da província de Manica, disse que o Governo tem notado com preocupação a “baixa precipitada” dos caudais dos principais rios da região, sobretudo os que alimentam a albufeira de Chicamba, que dá nome à espécie do peixe.

“Os caudais dos rios estão a baixar por falta de chuva nos últimos anos e isso tem resultado na escassez do peixe Chicamba, uma espécie típica da província de Manica”, explicou António Mapure, que se manifestou apreensivo com a situação.

A escassez da espécie ameaça a dieta alimentar e rendimento de várias comunidades, sobretudo ribeirinhas, que tinham o peixe como fonte de rendimento e nutrição.

“Está muito difícil, agora, encontrar peixe. Antes, muitas senhoras vendiam, nas instituições ou na rua, mas agora é difícil encontrá-las, mesmo em Messica, onde o peixe era abundante”, disse à Lusa Marta Picardo, uma dona de casa, residente em Chimoio.

Outra causa, é a poluição das águas de seis rios que está a deteriorar o habitat, devido ao excesso de lama que impede a respiração da terra, comprometendo as espécies aquáticas naqueles rios, incluindo Chicamba, com pouco espaço para repovoar.