Sociedade Motociclistas perigam vidas de crianças em Magoanine

Motociclistas perigam vidas de crianças em Magoanine

Motociclistas perigam vidas de crianças em Magoanine

A população do bairro de Magoanine “C”, arredores de Maputo, acordou em pânico no último sábado quando um grupo de 20 motociclistas invadiu aquela zona com corridas e gincanas com motos de duas e quatro rodas, perigando assim a vida de crianças.

Segundo os residentes, esta não é a primeira vez que os motociclistas realizam corridas naquela zona.
A polícia municipal e a vereação de KaMubucuane dizem que não receberam nenhum pedido para a realização de provas de motos em Magoanine “C”.

Os residentes do quarteirão 76, no bairro Magoanine “C”, contaram ao Canalmoz que de algum tempo a esta parte os motociclistas têm frequentado aquela zona. Aproveitando-se do areal e das pequenas dunas que existem, fazem corridas e acrobacias, ante uma assistência inocente de crianças.

A pequenada é inocente do que pode acontecer. Perseguem os motos e nalgumas vezes chegam a atravessar as ruas de lado para outro durante os rallys. Outro facto observado é que além de crianças vimos adultos a saírem dos seus quintais convidados pelo roncar dos motores dos motos.

As corridas partiam da zona do terminal dos Transportes Públicos de Maputo (TPM) percorrendo a rua Graça Machel. A partir desta rua, entravam em direcção ao Quartel de Regimento aproveitando os desníveis e areal.
“Antes estas corridas eram feitas nas praias. O Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental está a apertar o cerco nas praias e eles refugiam para este bairro que tem muito areal. Não sei qual é o impacto que isto nos traz do ponto de vista ambiental ”, comentava um residente.

Município reconhece desmandos

O vereador do Distrito Municipal KaMubucuane, David Guambe, disse ao Canalmoz que no seu gabinete não deu entrada nenhum documento de pedido de autorização para a realização de corrida de motas em Magoanine.

“No fim-de-semana estivemos concentrados nas festividades dos 125 anos da cidade de Maputo. Hoje (ontem) falei com o secretário do bairro e disse que não autorizou”, disse Guambe.

Por seu turno, Lázaro Valoi, da Repartição das Relações Públicas, no Comando da Polícia Municipal de Maputo, também disse que não foram contactados. “Todas as provas autorizadas na cidade de Maputo devem ser acompanhadas pela polícia municipal. Temos feito acompanhamento de provas de karts nalgumas artérias da cidade. No sábado não teve informação, mas vamos investigar”, disse.