O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, encontra-se em Kampala, capital ugandesa, para participar na Cimeira Extraordinária da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos a decorrer naquela cidade.
Um comunicado de Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC), refere que a cimeira destina-se a analisar a actual situação na República Democrática do Congo (RDC) à luz da ofensiva militar em curso, levada a cabo no leste do Congo Democrático pelas forças rebeldes do Movimento 23 de Março (M23), que se suspeita serem apoiados pelo Ruanda.
Baloi participa em representação do Chefe do Estado, Armando Guebuza, que agora exerce a função de presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), bloco regional da qual Congo faz parte.
Esta conferência resulta da insurgência militar vivida no leste do Congo nos últimos meses e que se agravou depois da ocupação, desde terça-feira última, de Goma, a capital da província do Kivu Norte, pelos rebeldes do M23.
Depois da ocupação de Goma, semana passada, a comunidade internacional condenou a acção do M23 e exigiu a retirada imediata deste nesta cidade, a cessação de mais hostilidades pelos rebeldes e convidou os seus membros a deporem as armas.