Sociedade Meio Ambiente Governo prioriza formação de profissionais da área de geologia e minas

Governo prioriza formação de profissionais da área de geologia e minas

Governo prioriza formação de profissionais da área de geologia e minas

O presidente da República, Armando Guebuza, disse, ontem, durante a abertura do primeiro congresso de geologia, em Maputo, que “a formação de profissionais em matéria de geologia e minas é uma das principais prioridades do governo”, sustentando que neste momento vários estudantes moçambicanos estão a receber formação nesta área.

O evento tem por objectivo divulgar os trabalhos científicos da área de geologia mineira, bem como as principais potencialidades que o país apresenta, tendo em vista a atracção de investimentos. Mas, acima de tudo, o congresso pretende dar impulso à criação de parcerias entre os geocientistas e outros intervenientes no sector.

Durante o seu discurso de abertura, o Presidente da República exortou os participantes a fazerem do evento “uma oportunidade” de partilha dos resultados de pesquisas científicas. Por seu turno, o director da Rio Tinto em Moçambique, Eric Finlayson, diz que a falta de recursos humanos qualificados nas áreas de mineração, geologia e petróleo é uma das principais preocupações dos investidores, sendo que vários esforços estão a ser levados a cabo para resolver o problema.

Recomendado para si:  Surto de cólera em Tete provoca uma morte e mais de 150 casos

Como exemplo, o director apontou que já existem parcerias entre a Rio Tinto e algumas universidades nacionais, através de atribuição de bolsas de estudo e estágios a estudantes da Universidade Eduardo Mondlane, Instituto Médio de Geologia e Minas de Moatize, Instituto Superior Politécnico de Tete e do Instituto Superior de Tecnologias e Gestão.