Sociedade Segurança Exército dos EUA defende reforço da segurança marítima

Exército dos EUA defende reforço da segurança marítima

O comandante do Exército dos Estados Unidos da América, Carter Ham, defendeu ontem que os EUA têm como prioridade o reforço da parceira com Moçambique no domínio da segurança marítima da orla do oceano Índico, que nos últimos tempos tem sido palco de acções dos piratas somalis.
Exército dos EUA defende reforço da segurança marítima
Falando a imprensa moçambicana, momentos após ter sido recebido em audiência pelo Chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, o Comandante indicou que “os EUA e Moçambique têm uma parceria muito forte e nós queremos mantê-la assim”.

“Nas discussões com o presidente falamos em melhorar e reforçar a parceria das nossas actividades para a segurança marítima, combate a pirataria, combate ao tráfico ilegal de narcóticos. Esses objectivos são importantes para os dois países e procuramos oportunidades de melhorar a nossa parceria nessas áreas”, frisou Ham.

Os Estados Unidos têm dado assistência técnica ao exército nacional no capítulo da patrulha marítima da costa moçambicana, nomeadamente através da disponibilização do sistema de radar para detecção de embarcações que navegam as águas territoriais ilegalmente, pequenas balsas que a marinha usa no reforço da segurança e também através de exercícios militares conjuntos com outras forças da região austral e oriental de África.

Sobre a pirataria, o Comandante Carter Ham, salientou que “pensamos que a pirataria dever ser tratada na base regional e certamente que Moçambique é um país chave nesta região, por isso também damos assistência para que as forças da região se unam e trabalhem juntas de uma forma mais colaborativa para resolverem problemas comuns como a pirataria”.

O exército americano tem ainda apoiado na formação dos militares moçambicanos nos vários domínios da área e nos programas de combate ao HIV/Sida.