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Segundo estimativas do Ministério da Educação (MINED), pouco mais de 200 mil crianças em idade escolar encontram-se fora do sistema nacional de educação.
Segundo Rui Fonseca, arquitecto do pelouro, o défice arrasta-se desde 2010.
A nível do ensino secundário, nas zonas rurais e urbanas, o país precisa de 200 salas de aula por ano, para além de mais escolas técnico-profissionais, institutos de formação de professores, bem como universidades e institutos superiores.
Moçambique assumiu o compromisso de alcançar a escolarização universal até 2015, no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
Porém, o alcance dessas metas exige a criação de condições adequadas para acomodar o maior número possível de alunos. Assim, a construção de infra-estruturas escolares, particularmente salas de aulas, mostra-se uma prioridade.
Para responder a esta necessidade, o Governo introduziu, em 2006, o projecto de construção acelerada de salas de aula, que previa a construção de 45 mil salas em 10 anos, portanto, até 2016. Entretanto, este projecto mostra-se ineficaz, uma vez que, ao fim de cinco anos, apenas cinco mil salas de aulas foram erguidas e outras centenas ficaram por concluir.