Sociedade Educação Ensino primário com défice de 40 mil salas de aula

Ensino primário com défice de 40 mil salas de aula

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Ensino primário com défice de 40 mil salas de aula
Moçambique tem um défice de 40 mil salas de aula para o ensino primário, de modo a garantir o acesso ao ensino e em óptimas condições a todas as crianças em idade escolar.

Segundo estimativas do Ministério da Educação (MINED), pouco mais de 200 mil crianças em idade escolar encontram-se fora do sistema nacional de educação.

Segundo Rui Fonseca, arquitecto do pelouro, o défice arrasta-se desde 2010.
A nível do ensino secundário, nas zonas rurais e urbanas, o país precisa de 200 salas de aula por ano, para além de mais escolas técnico-profissionais, institutos de formação de professores, bem como universidades e institutos superiores.

Moçambique assumiu o compromisso de alcançar a escolarização universal até 2015, no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

Porém, o alcance dessas metas exige a criação de condições adequadas para acomodar o maior número possível de alunos. Assim, a construção de infra-estruturas escolares, particularmente salas de aulas, mostra-se uma prioridade.

Para responder a esta necessidade, o Governo introduziu, em 2006, o projecto de construção acelerada de salas de aula, que previa a construção de 45 mil salas em 10 anos, portanto, até 2016. Entretanto, este projecto mostra-se ineficaz, uma vez que, ao fim de cinco anos, apenas cinco mil salas de aulas foram erguidas e outras centenas ficaram por concluir.