Sociedade Educação Professores das escolas especiais não têm material didáctico suficiente para trabalhar com...

Professores das escolas especiais não têm material didáctico suficiente para trabalhar com crianças com limitações

Jornal+de+Mo%C3%A7ambique.jpg

A escritora portuguesa Lurdes Breda apresentou ontem, em Maputo, a sua mais recente obra de educação infantil.
O livro, para além de ser de carácter educativo, é uma ferramenta inclusiva que permite a aquisição de competências por parte de crianças com necessidades educativas especiais, de forma a impulsionar a sua inclusão na sociedade.

“O piolho zarolho e o arco-íres da amizade” é um livro infantil concebido para o ensino primário e para crianças com necessidades educativas especiais. Escrito em português e apresentando a linguagem de sinais, a obra, segundo a autora, surge pelo facto de ter percebido que em Portugal assim como noutros países os professores das escolas especiais não têm recursos suficientes para trabalharem com crianças com limitações.

A linguagem de sinais que está patente em toda a obra é uma forma que a autora encontrou para estimular o gosto pela escrita e pela leitura, particularmente para aquelas crianças que têm limitações na fala.
Lurdes Breda disse, na cerimónia de apresentação que teve lugar na escola primária completa especial 2, perante alunos, professores e membros da direcção da escola, que o livro, com quinhentos exemplares, pretende transmitir à sociedade que todos somos diferentes, mas temos que saber respeitar as diferenças.

Recomendado para si:  Influenciadora Artimiza Magaia condenada a prisão e multa por difamar Agostinho Vuma