Ontem, em Maputo, o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo e o administrador delegado do Standard Bank, respectivamente David Simango e António Coutinho, rubricaram um memorando que institucionaliza o concurso e posteriormente procederam ao lançamento formal do prémio.
Intervindo na ocasião, António Coutinho explicou que a iniciativa se enquadra no âmbito das celebrações dos 125 anos da cidade de Maputo, salientando, contudo, que o prémio não é restrito a jornalistas da capital podendo, desse modo, concorrer para o mesmo, profissionais da comunicação social de todo o país com trabalhos jornalísticos no espaço temporal que vai de 1 de Janeiro a 31 Outubro do ano em curso.
“Contrariamente a outros prémios de jornalismo já existentes no país, que são mais abrangentes, o prémio Standard Bank é restrito ao sector económico, pois queremos impulsionar o maior interesse de jovens por esta área, bem como estimular a produção de reportagens mais concisas que, em palavras simples, permitam o cidadão comum perceber qual é o rumo da nossa economia e que o mesmo tenha domínio de conceitos básicos como inflação. Taxa de câmbios, entre outros”, disse António Coutinho.