Sociedade Município de Maputo conclui planos urbanísticos

Município de Maputo conclui planos urbanísticos

Jornal+de+Mo%C3%A7ambique.jpg

Trata-se dos planos parciais de urbanização dos bairros 3 de Fevereiro, Laulane, Magoanine A, B e C, Zimpeto.

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo concluiu planos parciais de urbanização de alguns bairros, devendo, nos próximos três meses, serem feitas 600 regularizações de talhões. Trata-se dos planos parciais de urbanização dos bairros 3 de Fevereiro, Laulane, Magoanine A, B e C, Zimpeto, entre outros localizados nos arredores de Maputo.

O presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, disse à AIM que, nesses bairros, já é possível entrar numa segunda fase do processo de urbanização, que é de atribuir, formalmente, uma parcela a cada família, devendo passar-se agora para a regularização massiva das ocupações espontâneas. “Nesses bairros já é possível fazer essa regularização, porque já há noção exacta do talhão, estrada, poço de água e outras infra-estruturas. e neste momento estamos a identificar as famílias que vão ser afectadas e movimentadas”, disse Simango, deixando claro que as famílias abrangidas são em número reduzido.

Segundo o edil, uma vez terminado o plano de urbanização, “entramos na fase operacional de execução e, nestes dois ou três meses, somos capazes de chegar a 600 regularizações”.

Recomendado para si:  Falsos agentes do SERNIC neutralizados em Pemba

Simango disse, ainda, que neste momento há outros seis bairros que estão no processo de elaboração de planos parciais de urbanização, dentre os quais Luís Cabral, George Dimitrov e 25 de Junho, que têm condições para se urbanizarem minimamente. “Nos bairros de ocupação informal e muito desorganizados, estamos a abordá-los de forma experimental, como é o caso do Nlhamankulu C, onde trabalhamos com Itália, Brasil e a Aliança das Cidades, num projecto-piloto, ao abrigo do qual vamos fazer uma intervenção mais completa, e, em função das lições que vamos aprender, iremos atacar outros bairros”, explicou o autarca.