A ministra do Trabalho, Helena Taipo, diz que o Ministério do Trabalho (MITRAB) vai, doravante, pôr ordem no funcionamento das agências privadas de emprego e nos estabelecimentos de formação profissional.
A medida, segundo Taipo, surge depois que o ministério se apercebeu da existência de algum “ruído” no funcionamento destas agências e uma enorme apetência pelo lucro fácil por parte dos estabelecimentos de formação profissional privados.
Falando, sexta-feira, em Maputo, no fim do Conselho Coordenador do MITRAB que vinha decorrendo desde quinta-feira, Taipo destacou que estes estabelecimentos estão a funcionar sem observância do rigor que se impõe nas relações profissionais e nas políticas de emprego em Moçambique. “Por isso, torna-se imprescindível que se proceda à revisão da actual legislação sobre esta matéria e que sejam desenvolvidas acções concretas tendentes a facilitar e apoiar a criação destes estabelecimentos, para que possam surgir agências de emprego para jovens mineiros e outros grupos prioritários”, explicou.