Sociedade Segurança Maputo: Estado recupera 5,5 milhôes de dólares retidos pelos empregadores

Maputo: Estado recupera 5,5 milhôes de dólares retidos pelos empregadores

Jornal+de+Mo%C3%A7ambique.jpg

A Direcção do Trabalho da Cidade de Maputo recuperou no primeiro semestre deste ano 150 milhões de meticais (cerca de 5,4 milhões de dólares norte-americanos) que não tinham sido canalizados ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
Este dinheiro resulta de descontos dos salários de trabalhadores de 4.508 empresas.
O montante corresponde a 40 por cento da dívida global acumulada de cerca de 369 milhões de meticais que se registava até Dezembro de 2011, segundo um comunicado de imprensa do Ministério do Trabalho (MITRAB), recebido pela AIM.

Estes níveis de recuperação de dinheiro são considerados satisfatórios na medida em que muitas empresas continuam a ‘burlar’ os seus trabalhadores, descontando seus salários mas sem canalizar nenhum valor ao INSS.
O mais agravante ainda é que muitos trabalhadores quando atingem a idade da reforma não recebem a respectiva pensão já que, normalmente, os descontos voltam para os donos das empresas.

A Delegação do INSS da Cidade de Maputo é a maior do país em termos de complexidade e número de utentes, contando com 11 mil contribuintes e 100 mil beneficiários, 12 mil dos quais já na condição de pensionistas.

Recomendado para si:  Detidos quatro suspeitos de caça furtiva em Gaza