Sociedade INGC vai usar tecnologia espacial na gestão do risco de calamidades

INGC vai usar tecnologia espacial na gestão do risco de calamidades

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento capacitou ontem, em Maputo, técnicos do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades em matéria de uso de tecnologia espacial na gestão de desastres. A capacitação enquadrou-se no âmbito de um seminário que visava não só a partilha de conhecimentos que permitam a redução do risco de desastres e adaptação às mudanças climáticas, mas, também, o fornecimento de conhecimentos que permitam prever e evitar os danos que resultem das catástrofes naturais.
Segundo o director-geral-adjunto do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Casimiro Abreu, a utilização efectiva da tecnologia espacial para a gestão do risco de calamidades vai contribuir muito para o fortalecimento da capacidade institucional do INGC.

“Nós esperamos que neste seminário sejam divulgados pacotes tecnológicos e ferramentas que vão permitir a utilização nesta presente época de emergência. Gostaríamos de fazer um up gread em relação ao Sistema de Informação a nível nacional na matéria de gestão  de riscos”, disse.

“Um desastre calamitoso provoca muitos prejuízos económicos e nós achamos que é melhor abraçarmos esta tecnologia, porque vai evitar muitos danos e vai permitir fazer um pré-aviso e a avaliação de danos que possam existir em casos de calamidades ”, acrescentou.

Recomendado para si:  Nampula: Mulher sofre queimaduras graves após ataque do marido por ciúmes