Sociedade Governo e bancos celebram acordo para facilitar acesso às casas de Intaka

Governo e bancos celebram acordo para facilitar acesso às casas de Intaka

Intaka Projeto Banco Unico.jpg

No âmbito da construção das 5 000 casas.

Cadmiel Muthemba diz que o acordo abre caminho para que pessoas sem garantias reais tenham acesso ao financiamento e assegura que as casas são baratas em relação os preços do Mercado.
O governo moçambicano, através do Fundo para o Fomento da Habitação (FFH), celebrou, ontem, com quatro bancos nacionais, nomeadamente, Banco Único, Moza Banco, Standard Bank, FNB e Barclays Bank, um acordo que visa permitir que os interessados em adquirir as casas em construção no Complexo Habitacional do Intaka, na Matola, possam aceder a empréstimos bancários com taxas de juro favoráveis.
O acto foi presenciado pelo ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Muthemba, e pelo presidente do Município da Matola, Arão Nhancale.

O presidente do Fundo para o Fomento à Habitação, Rui Costa, referiu, no acto da assinatura dos acordos, que era um culminar de complexas negociações que visam permitir que muitos moçambicanos tenham acesso à habitação condigna, pagando para o efeito valores abaixo daqueles que são praticados no mercado para casas do mesmo valor. “Nós concluímos com sucesso as negociações com os bancos e eles concordaram em abraçar este projecto” disse.

Recomendado para si:  Kawena encerra operações em Moçambique após 35 anos de actuação