Politica Destruida estátua de André Mantsangaissa na Beira

Destruida estátua de André Mantsangaissa na Beira

Destruida estátua de André Mantsangaissa na Beira

Em plena celebração do 33º aniversário da morte de André Matsangaissa, primeiro comandante da Renamo, antigo movimento armado em Mocambique, indivíduos supostamente do mesmo movimento, hoje maior partido de oposicao, destruíram, na manhã de quarta-feira, a estátua erguida numa praça no cruzamento da avenida Acordos de Lusaka e a rua Kruss Gomes, no bairro da Munhava, na Beira, centro do pais.

A estátua vandalizada tinha sido produzida em mármore e foi colocada no local em 2008, ano em que a Assembleia Municipal da Beira, na altura dominada pela Renamo, aprovou a transformação da rotunda da Munhava em Praça André Matsangaissa.

Uma testemunha ocular afirmou que a destruição foi protagonizada por indivíduos ligados a Renamo.
Contactado pelo “Diário de Moçambique”, o chefe do posto administrativo municipal da Munhava, Jaime Domingos, lamentou o facto, tendo precisado que os protagonistas da acção não reconhecem o valor patrimonial de uma estátua na exaltação das figuras moçambicanas.

“Não se sabe quem, de facto, teria destruído a estátua, mas presume-se que sejam membros da Renamo, que foram vistos logo pela manhã neste local”- respondeu Jaime Domingos, quando questionado sobre se os autores eram ou não conhecidos.

A colocação da estátua naquela praça foi aprovada numa altura em que Daviz Simango, actual edil da cidade e lider do Movimento Democratico de Mocambique (MDM), governava a cidade depois de ter sido eleito pela coligação Renamo, para além de que a Assembleia local era dominada por este partido.

O “Diario de Mocambique” deslocou-se à sede da Renamo, na Beira, para colher reacção sobre a destruição da estátua que exalta a figura de André Matsangaissa. No local, um membro daquela formação política, que não quis se identificar, disse que ninguém podia tecer comentários sobre o facto na ausência de Noé Marimbique, delegado do partido nesta urbe e por isso pessoa indicada para o efeito.

“Nós temos os vossos números de telefone, logo que tivermos a autorização para nos pronunciarmos, faremos a questão de contactá-los.” – referiu a fonte.

A Polícia da República de Moçambique (PRM), através do oficial de imprensa no comando provincial de Sofala, Mateus Mazibe, disse que a corporação está a trabalhar no sentido de identificar os autores da vandalização da estátua.

“Trata-se de um bem público. Por isso, os autores, se forem identificados, serão responsabilizados pelo acto que cometeram” – referiu Mazibe.