Sociedade Apenas 4,3% dos moçambicanos têm acesso à internet

Apenas 4,3% dos moçambicanos têm acesso à internet

Apenas 4,3% dos moçambicanos têm acesso à internet
O acesso a internet, em Moçambique, ainda continua muito baixo, se comparado com os outros países do mundo, segundo o relatório 2012 sobre o estágio mundial de banda larga e inclusão digital, lançado semana passada, em Nova Iorque, Estados Unidos de América, aquando da realização da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

De acordo com o documento, no país apenas 4,3 por cento da população é que tem acesso a internet. Estes dados colocam Moçambique no 155º lugar, entre os 177 países avaliados no domínio de acesso a internet por parte das respectivas populações.

Ao nível da região austral de África, Moçambique supera o Lesoto (156º) e Malawi (159º). Na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa está acima de Guiné-Bissau (163) e Timor Leste, último classificado. Nestes Estados só 2,7 e 0,9 por cento da população, respectivamente, é que tem acesso a internet.

Ao nível do continente africano o país melhor posicionado é Marrocos, na 57ª posição, onde mais da metade da população tem acesso aos serviços de internet.

O ranking global é liderado pela Islândia, com 95 por cento da população com internet disponível, seguido da Noruega, com 94 por cento, Holanda (92 por cento), Suécia (91 por cento).

Na cauda, para além de Timor, estão Myanmar no 176º lugar, Etiópia (175º)e Burundi, 174 lugar.