Desporto Africano de basquete: Liga Muçulmana proibida de usar esta designação

Africano de basquete: Liga Muçulmana proibida de usar esta designação

Liga Muulmana.gif
A Federação Internacional de Basquetebol Amador (FIBA) recusou a inscrição da Liga Desportiva Muçulmana de Maputo na Taça dos Campeões Africanos de Basquetebol sénior feminino em virtude do nome do conjunto moçambicano incluir uma designação religiosa.

Segundo o “Domingo” de hoje, a FIBA reacendeu o debate interno relativo a adopção de nomes religiosos por clubes moçambicanos no seu registo, obrigando o representante de Moçambique na competição internacional a rever o seu Bilhete de Identidade.
Por isso, o representante moçambicano no “Afrobasket”que decorre em Abidjan, capital costa-marfinense, viu-se na contingência de adoptar na prova o nome de “Liga Desportiva de Maputo”, contrariando os seus próprios estatutos.
O órgão reitor do basquetebol mundial entende que os nomes religiosos não são chamados a competição desportiva, dai ter previsto nos seus regulamentos de competição o afastamento de qualquer intenção separatista.
Várias vezes questionado sobre a adopção de um nome religioso para o clube, o presidente de direcção da Liga Muçulmana  Rafik Sidat, sempre defendeu que não existe qualquer problema porque as pessoas são livres de seguir qualquer religião e o clube que dirige não e uma congregação religiosa, mas uma associação com fins meramente desportivos.

Recomendado para si:  Primeira-Dama recebe doações para vítimas das cheias em Moçambique

Destaques da semana