Politica Manter os ideais da independência – reafirmam as FADM

Manter os ideais da independência – reafirmam as FADM

Manter os ideais da independência - reafirmam as FADM
O brigadeiro das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Francisco Mataruca, instou aos jovens a conhecer, preservar e a defender os ideais pelos quais a geração ‘25 de Setembro’ lutou para a conquista da independência, um ganho irreversível.

Falando ontem na Praça do Heróis Moçambicanos, em Maputo, na cerimónia de deposição de flores por ocasião do 25 de Setembro, Dia das Forcas Armadas de Moçambique, que se assinalou em todo o país, Mataruca disse, porém, que os jovens têm a consciência de que a defesa da pátria é um imperativo nacional.

Segundo Francisco Mataruca, os jovens já revelaram que são capazes de dar continuidade ao legado da geração ‘25 de Setembro’, sendo apenas necessário educá-los e enquadrá-los nas tarefas de desenvolvimento, mas sempre guiados pelos princípios que ditaram o desencadeamento da luta pela independência.

“Esta data é de extrema importância para a sociedade em geral e para as FADM, em particular, porque foi o dia em que se deu o primeiro tiro, oficializando o arranque da luta pela independência alcançada com muito sacrifício. Por isso a necessidade de mantê-la para que não se apague”, indicou Mataruca.
De acordo com a fonte, este objectivo só pode ser alcançado com o empenho de toda a sociedade, incluindo os jovens que tem sabido valorizar estes feitos tendo em conta que cada conjuntura tem os seus imperativos.

Recomendado para si:  PR Chapo defende combate à corrupção como base do desenvolvimento nacional

“É preciso enquadrá-los porque cada momento tem suas próprias características e os jovens de hoje devem estar preparados para isso”, explicou Mataruca.

Por seu turno, Celestino Matavele, Secretario Permanente do Governo da Cidade de Maputo, sublinhou que em cumprimento das suas tarefas as FADM têm participado em missões de paz e de apoio as populações em caso de calamidades.

“Elas têm sabido defender os interesses nacionais para que o ambiente social e económico continue a crescer e o país avance íntegro, seguro e estável”, disse Matavele, realçando que todos os moçambicanos devem servir de exemplo para os mais jovens.

Ele destacou a importância de educar os jovens para não só defenderem a Pátria mas também a preservar a paz, também conquistada com muito sacrifício.

As cerimónias centrais alusivas a esta data decorreram na cidade de Pemba, província nortenha de Cabo Delgado, sob orientação do Presidente Armando Guebuza, na sua qualidade de Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança e que se encontra naquele local a participar no X Congresso do partido governamental, a Frelimo.