Sociedade Implosão é o único destino do edifício do Ministério da Agricultura

Implosão é o único destino do edifício do Ministério da Agricultura

Implosão é o único destino do edifício do Ministério da Agricultura
O actual edifício do Ministério da Agricultura, que sofreu dois misteriosos incêndios durante o primeiro mandato do presidente Guebuza, já não tem futuro. O único destino que lhe resta é a “destruição total através de implosão”, para no mesmo espaço ser erguido outro novo “edifício maior e moderno”, conforme disse o Secretário Permanente (SP) do Ministério da Agricultura (MINAG), Daniel Clemente, em entrevista ao Canalmoz.

A Reportagem do Canalmoz e do Canal de Moçambique – Semanário, teve acesso ao projecto do futuro edifício do MINAG a ser erguido no mesmo espaço onde se localiza o actual – na vertente sul da Praça do Heróis – e mostra aqui algumas imagens.

A 06 de Junho passado, circulou informação de que o actual edifício do MINAG seria destruído totalmente no dia seguinte. Na manhã do dia 07 de Junho, portanto data em que chegou a ser informado à população circunvizinha que devia ser destruído o edifício, algumas escolas e centros infantis nas imediações do edifício foram encerrados como medida de segurança. Mas a destruição acabou por não suceder. Confrontado com esta informação, Daniel Clemente disse que a única coisa que estava errada na informação era a data, mas quanto ao destino do actual edifício, será a destruição total.

O SP do MINAG explica as possíveis causas que poderão ter levado à circulação desta informação. Diz que ele próprio chegou a reunir com as estruturas dos bairros que circundam o MINAG para coordenar a sensibilização das populações circunvizinhas de modo a se precaver no dia da destruição do edifício que, segundo disse, “já devia ter acontecido, mas foi adiado porque houve pequenas alterações no projecto da construção do novo edifício”.

Clemente não disse que houve aviso da parte do MINAG sobre a destruição do edifício no dia 07 de Junho passado, mas admite que as estruturas do bairro podem ter difundido tal informação, tendo errado apenas a data.

Trabalhamos em situação de emergência

O Secretário Permanente do MINAG disse que actualmente apenas alguns poucos serviços continuam a funcionar no actual edifício do MINAG. Grande parte do edifício está inutilizado. “A cave está cheia de água. Quase todo o edifício tem fissuras, o elevador não funciona, só com remendos. A nossa electricidade  é fornecida com grandes dificuldades. Por isso estamos em permanente contacto com homens da EDM”, disse Daniel Clemente.

Grande parte dos serviços do MINAG foram já transferidos do edifício-sede e brevemente aquele edifício estará vazio para dar lugar à sua destruição total. O MINAG vai, então, durante um período funcionar noutras instalações, ou seja, “na Direcção Nacional dos Serviços Agrários, na rua da Resistência”, cidade de Maputo.

Recorde-se que o actual edifício do MINAG sofreu dois misteriosos incêndios. O primeiro incêndio foi em Maio de 2007 e o segundo em Setembro de 2008. Destruíram não só a estrutura do edifício, como arquivos do Departamento das Finanças, que em ambos os incêndios foram os sectores mais fustigados.
Houve suspeitas na altura de que se tratava de “queima de arquivos”, mas tal como muitos casos de género, este também acabou abafado e sem seguimento.
Mais dados sobre o novo edifício do MINAG na próxima edição do Canal de Moçambique, que sai à rua na próxima quarta-feira.