Sociedade Segurança Mina antipessoal explode em Nampula e fere gravemente um jovem

Mina antipessoal explode em Nampula e fere gravemente um jovem

Mina antipessoal

Fernando Francisco, jovem de 26 anos, perdeu parte do seu membro inferior direito, vítima de mina na zona do paiol militar, nos arredores da cidade de Nampula, na chamada capital do norte do país.
O Canalmoz visitou o jovem Fernando na enfermaria do Hospital Central de Nampula, onde recebe cuidados médicos. Ao tentarmos apurar como sucedeu a tragédia contou-nos a própria vítima contou-se que pisou um engenho explosivo quando saía da casa do seu pai em direcção a casa onde reside com a sua irmã.

Numa tentativa de fazer necessidades nas matas da zona militar do quartel de Nampula, Fernando diz ter sentido que pisou algo, mas não imaginou que se tratava de um engenho explosivo que lhe viria a custar parte do membro inferior direito.
Diz ainda não ter notado nenhuma placa de sinalização anunciando a existência de minas no local.
Depois do sucedido, Fernando Francisco foi socorrido e transportado para o Hospital Militar de Nampula de onde depois foi evacuado para o Hospital Central de Nampula, onde imediatamente foi submetido a uma cirurgia.

No Hospital Central de Nampula, ouvimos Teresa Jaime Machaule, directora de Enfermagem naquela unidade sanitária. Afirmou que o jovem está fora do perigo, mas por ter perdido um membro, os cuidados em torno dele são delicados, na medida em que vai precisar de apoio tanto do pessoal de saúde como dos próprios familiares.

Refira-se que a zona do paiol na cidade de Nampula está actualmente a tornar-se uma zona residencial. A edilidade demarcou talhões e tem estado a alocar terrenos aos munícipes interessados em morar na zona.
Cuidados que deviam estar a ser observados para colocar os munícipes fora do perigo das minas que ainda estão implantados no local, pelo sucedido se prova que não estão a ser seguidos.
Tentamos, sem sucesso, colher a posição tanto da edilidade, chefiada por Castro Namuaca, quanto do Comando Militar em Nampula, sobre o sucedido. Estas duas autoridades estão mudas.