Sociedade Segurança À Força de Intervenção Rápida (FIR), recentemente estabelecida em Manica, foi atribuÍda...

À Força de Intervenção Rápida (FIR), recentemente estabelecida em Manica, foi atribuÍda uma viatura, sendo as restantes três distribuídas a igual número de esquadras.

Oitenta triliões de pés cúbicos de gás natural foram descobertos em duas áreas localizadas nos distritos de Palma e Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado.
Jornal+de+Mo%C3%A7ambique.jpg

A descoberta é no âmbito das actividades de pesquisa de hidrocarbonetos, segundo indicou ontem, Eliseu Machava, governador da província.

Eliseu Machava deu esta informação quando apresentava o informe do Plano Económico e Social da província ao Presidente da República, Armando Guebuza, que ontem iniciou a presidência aberta àquele ponto do país.

Como resultado de várias pesquisas, foram descobertos jazigos de níquel e outros metais associados, grafite, mármore e rubi, nos distritos de Montepuez, Ancuabe, Chiúre e Balama.

No total, segundo o governador, existem sete áreas de ocorrência de hidrocarbonetos, as quais se localizam nos distritos de Palma, Mocímboa da Praia, Macomia, Ibo, Quissanga, Metuge e Mecúfi. Em Montepuez, foi estabelecida uma empresa moçambicana para a comercialização de metais. Eliseu Machava apontou que como resultado dos trabalhos de pesquisa foram criados, durante o primeiro trimestre 1500 empregos para jovens moçambicanos.

No que se refere à mineração ilegal, o governador de Cabo Delgado disse ao PR que esta actividade ocorre em vários locais da província sendo de destacar os distritos de Montepuez, Namuno, Meluco, Ancuabe e Mueda, onde se extrai o rubi, ouro, topázio azula, granada e turmalinas verdes…