Politica Frelimo vai investir cerca de Usd$ 8 milhões no 10º congresso

Frelimo vai investir cerca de Usd$ 8 milhões no 10º congresso

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

frelimo.jpg
Em entrevista exclusiva ao site PNN, o Secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde, revelou que o partido vai investir cerca de oito milhões de dólares norte-americanos para a realização do seu 10º congresso. Parte do valor servirá para a construção de infra-estruturas de raiz, que serão utilizadas pelo partido depois da realização do evento.

Com os olhos no 10º congresso, a realizar-se de 23 a 28 de Setembro, na província de Cabo Delgado, o partido Frelimo pretende criar uma grande plataforma logística para garantir o alojamento e alimentação dos delegados e convidados do evento.

«Mas devo dizer que o partido já está relaxado em relação a este valor. E é resultado das contribuições dos membros e quadros do partido e naturalmente, esperamos receber mais apoios dos partidos amigos que vão participar no evento», referiu Filipe Paúnde.

Este valor está a ser disponibilizado pelos membros e simpatizantes do partido, que segundo Paúnde, foram mais de três milhões que se comprometeram a investir na melhoria logística para o momento histórico do partido político. As contribuições tiveram início em Agosto de 2011 e contam com o envolvimento das células do partido, fixadas na África do Sul, Tanzânia, Portugal, Espanha, Alemanha e outros países.

O evento vai acolher 5000 participantes, dos quais 3000 são delegados do partido e 2000 convidados. Para além dos nacionais, estão igualmente convidados para o congresso, segundo Filipe Paúnde, partidos dos países irmãos e amigos, nomeadamente o Comunista da China, ZANU-PF do Zimbabwe, MPLA de Angola, ANC da África do Sul, partido democrático do Botswana, partido comunista do Vietname, partido comunista do Cuba e partido SWAPO.

Filipe Paúnde, definiu o 10º Congresso como um momento histórico de exercício democrático do seu partido, momento de exaltação cultural e de manifestação de identidade política e ideológica. «O X Congresso do partido Frelimo vai tomar decisões que se repercutem na vida do partido e da sociedade moçambicana», disse.

O Secretário-geral da Frelimo, disse ainda que é nos congressos onde o seu partido traça as opções político-ideológicas e decide sobre as questões de fundo, aprecia e delibera sobre assuntos relevantes da vida do partido. «Este ano é muito especial para o nosso partido, como deve imaginar, a realização do 10º congresso coincide com as datas e mês do 1º congresso, realizado no ano de 1962, em Tanzânia, e como sabe os congressos da Frelimo acontecem de cinco em cinco anos, e nós completamos 50 anos de fundação do partido. Várias são as actividades que estamos a realizar para celebrar as conquistas, desde a implementação das grandes decisões do 1º a 9º congresso, e o impacto dessas decisões para a vida do partido e do País em geral».

A Frelimo completa no próximo 25 de Junho corrente 50 anos da sua fundação. Para Filipe Paúnde, os 50 anos que a Frelimo celebra, foram de sacrifício e de muitas conquistas. O entrevistado referiu-se à guerra de libertação nacional que durou 10 anos, momento inesquecível para o povo moçambicano. O Secretário-geral acrescentou que o partido tem no povo a sua principal fonte de inspiração, valorizando as experiências da luta de libertação nacional acumulada desde a proclamação da independência, bem como os valores e as boas práticas sociais.

Fazendo uma antevisão das competências do 10º congresso, o Filipe Paúnde, disse que o seu partido tem como agenda fazer o balanço das principais decisões do 9º congresso, eleger o candidato às eleições presidenciais de 2014, definir a linha política do partido, aprovar os estatutos e suas revisões, eleger o Presidente da Frelimo, definir a composição do Comité Central e eleger os seus membros efectivos e suplentes nos termos de directiva eleitoral específica e aprovar o relatório do Comité Central.

Neste evento, poderão ainda ser aprovados ou alterados os símbolos do partido.

Formação de quadros

Filipe Paúnde disse que a Frelimo está a formar membros do seu partido na Escola Central da Frelimo (ECF), localizada na cidade da Matola. Aquele estabelecimento de ensino, segundo Paúnde, lecciona diversos cursos, nomeadamente, política académica e ideológica para além de técnico profissional.

«A escola existe desde a década de 1970, e importa referir que intensificamos acções de formação de quadros do partido em 2008, graças à experiência que colhemos na China, no âmbito da cooperação bilateral com o partido Comunista. Neste momento estão a frequentar diversos cursos na nossa escola 140 estudantes provenientes de vários pontos do país», referiu.

A ECF lecciona o nível Medio e os estudantes são depois encaminhados para as Universidades Eduardo Mondlane, Pedagógica e outras. «Já formámos cerca de 300 estudantes. Queremos expandir o projecto para as províncias».