Participam nesta formação 63 jovens, residentes em Tete, com idade mínima de 21 anos e ensino médio técnico profissional (12ª classe) completo.

A Vale Moçambique iniciou, esta segunda-feira (28/05/2012), um novo ciclo de formação para jovens aprendizes na área de Manutenção Mecânica Industrial, em parceria com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP). Ao todo, participam nesta formação 63 jovens, residentes em Tete, com idade mínima de 21 anos e ensino médio técnico profissional (12ª classe) completo.

O processo de admissão passou pela análise curricular, prova de Português e Matemática, exames psicotécnicos e médicos. O objectivo principal do curso é formar mão-de-obra qualificada para o sector, promovendo a empregabilidade e a melhoria de vida na região.

“O jovem que está sentado aqui, que tiver disciplina, visão, afinco e certeza em médio período de tempo vai ocupar posições de liderança na Vale”, disse Ricardo Vinhal, gerente-geral de Operações de Mineração da Vale à plateia de estudantes.

O curso terá duração de cinco meses, com carga horária de aproximadamente 750 horas. A aula inaugural teve lugar no Auditório de Treinamento e Formações da Vale, em Moatize, com o tema “Procedimentos de saúde e segurança”, com o propósito de apresentar os padrões de qualidade e os principais procedimentos para se manter seguro da empresa.