Na estreia do festival, esta tarde no palco da Associação Cultural da Casa Velha, haverá dois espectáculos, realizando-se outros tantos amanhã no mesmo palco.
A primeira apresentação de hoje, que simboliza a abertura do festival, juntará actores a bailarinos e declamadores.
Seguidamente actuará o grupo Cikulupi, formado por estudantes de teatro da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, que apresentará a peça “Madjilka Prefere Silêncio”.
Amanhã, também na Casa Velha, actuarão os grupos Makwerhu, que apresentará “Bastidores da Corrupção II”, e Ximbitana, que exibirá “Exorcismo”.
O festival do Girassol tem a particularidade de acasalar a exibição artística com a componente formativa, já que para além de espectáculos contempla “workshop” destinados a fazer com que os fazedores da arte de representar nas províncias envolvidas capitalizem os pontos comuns e cresçam qualitativamente. Estão inscritas 18 grupos teatrais.
O Festival Teatro de Inverno é uma iniciativa da Associação Cultural Girassol que se realiza desde 2004 com o objectivo de apoiar os grupos amadores de teatro através da divulgação do seu trabalho artístico, associativismo cultural e formação de actores, tendo inicialmente sido de carácter competitivo.
Entretanto, o país está concentrado no apuramento das artes e artistas para a fase final do VIII Festival Nacional de Cultura, que terá lugar em Julho em Nampula. Assim, a cidade de Maputo, Sofala e Zambézia deverão apurar este fim-de-semana os seus representantes no encontro cultural nacional.