Internacional Trump impõe tarifas de 50% em produtos canadenses

Trump impõe tarifas de 50% em produtos canadenses


O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifas de 50 por cento sobre a maioria dos produtos canadianos, argumentando que existe uma discriminação injusta em relação aos automóveis, bebidas alcoólicas e lacticínios do seu país.

As novas tarifas não se aplicam a produtos energéticos, potassa, peixe e minerais críticos, mas afectam bens que estavam anteriormente isentos de impostos sobre importações, devido ao Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA).

A decisão tomada pela administração Trump pode originar uma nova fase de tumulto económico, com potenciais aumentos na inflação e um agravamento das relações entre os dois países, que antes do retorno de Trump à Casa Branca, desfrutavam de laços estreitos.

Um responsável da administração americana afirmou que o Canadá se juntou à China como um dos poucos países que retaliou contra as tarifas anteriores de Trump, defendendo que deve agora ser responsabilizado por isso.

Em comunicado, a Casa Branca informou que as novas tarifas iniciarão a sua aplicação dentro de 30 dias, sem espaço para negociações, dado que Trump sempre teve uma abordagem firme em relação ao aumento de taxas sobre importações.

Recomendado para si:  Juiz Alexandre de Moraes proíbe visita de Javier Milei a Jair Bolsonaro

Destaques da semana