Destaque Bancada do PODEMOS impedida de inspecionar Armazém Central de Medicamentos em Maputo

Bancada do PODEMOS impedida de inspecionar Armazém Central de Medicamentos em Maputo


A Bancada Parlamentar do PODEMOS enfrentou dificuldades ao tentar aceder ao Armazém Central de Medicamentos do Zimpeto, sendo impedidos de realizar a fiscalização por alegada ausência dos responsáveis, que se encontram em licença disciplinar.

De acordo com informações veiculadas pelo jornal “O País”, os deputados realizaram uma visita surpresa ao armazém com o intuito de inspeccionar a situação dos medicamentos, mas foram frustrados na sua intenção. “A direção do armazém não aceita que nós entremos como deputados para fiscalizar”, afirmou Ivandro Massingue, porta-voz da bancada, explicando que todos os funcionários responsáveis estavam de férias.

Massingue expressou a sua indignação, questionando: “O Estado tem que parar, o país tem que parar, o governo não funciona, as instituições não funcionam porque todos os directores estão de férias?”

O propósito da visita parlamentar era investigar um alegado esquema de desvio de medicamentos, conforme denunciado por fontes ligadas à instituição. “Recebemos informações sobre muitos lotes e caixas de medicamentos declarados fora do prazo, os quais, legalmente, deveriam ser retirados, mas há indícios de que estão a ser desviados para o mercado paralelo”, acrescentou Massingue.

Recomendado para si:  Estudantes moçambicanos em segurança após terramoto na Venezuela

O porta-voz da bancada informou que o grupo parlamentar decidirá ignorar o convite da direcção do armazém para fiscalizar o centro, aguardando o regresso dos responsáveis de férias para prosseguir com a investigação.

Destaques da semana