A China anunciou o envio de ajuda humanitária de emergência à República Democrática do Congo (RDC), com especial atenção para o apoio no combate à nova epidemia de ébola que assola o país.
Em uma conferência de imprensa, o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lin Jian, destacou o compromisso da nação asiática em prestar assistência a países afectados por crises semelhantes desde a epidemia de 2015. De acordo com Lin, equipas médicas chinesas já se encontram a trabalhar em várias regiões de África, demonstrando a solidariedade da China com o continente.
O responsável revelou que uma equipa de especialistas será enviada para oferecer apoio sanitário e assistência técnica, estreitando a colaboração com a Comissão da União Africana nas estratégias de prevenção e controlo da epidemia.
Adicionalmente, Pequim manifestou a intenção de reforçar os esforços do Centro Africano para o Controlo e Prevenção de Doenças, com o objectivo de aprimorar a capacidade de resposta dos países africanos diante do surto.
Lin Jian afirmou ainda que “a China e África são bons irmãos que partilham dificuldades e avançam juntos nos momentos de adversidade”.















