Claudia Sheinbaum, presidente do México, anunciou que teve uma conversa telefónica “muito produtiva” com Donald Trump, na qual o presidente dos Estados Unidos assegurou que não planeia realizar qualquer acção militar relacionada com os cartéis de droga no país.
Durante uma conferência de imprensa, Sheinbaum destacou que abordaram diversos temas relevantes, incluindo a segurança e a soberania do México, a redução do tráfico de drogas, bem como questões de comércio e investimento. “A colaboração e a cooperação num contexto de respeito mútuo sempre trazem resultados”, afirmou a presidente.
Sheinbaum revelou ainda que informou Trump de que o México não necessita da ajuda dos Estados Unidos para enfrentar os cartéis de droga que operam no país. Além disso, anunciou que, em apenas um ano, conseguiu reduzir em 50% o tráfico de fentanil para os EUA.
As declarações da presidente do México surgem na sequência de comentários feitos por Donald Trump na quinta-feira, onde mencionou, em entrevista à Fox, que os Estados Unidos poderiam considerar o início de operações terrestres contra os cartéis de droga que controlam partes do México.
Questionada sobre as afirmações de Trump a respeito de Cuba, Sheinbaum negou ter conversado com qualquer autoridade cubana sobre o assunto, mas mostrou-se disposta a “ajudar na comunicação, caso seja solicitado”. Trump, por sua vez, declarou no domingo que Cuba não terá mais acesso ao petróleo ou ao dinheiro da Venezuela, apelando para um acordo.

















